quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esquadrilha da Fumaça comemora seus 58 anos com Grande Estilo

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa dos Instrutores de voo da antiga “Escola de Aeronáutica” sediada no Campo dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro, Que em seus momentos de folga, treinavam Acrobacias aéreas em Grupo, com a razão de incentivar os cadetes a confiarem em si mesmo e nas aeronaves utilizadas na instrução, nascia uma nova unidade na FAB, o “Esquadrão de Demonstração Aérea”.
No dia 14 de Maio de 1952, durante a visita de uma comitiva estrangeira a Escola de Aeronáutica, pôde-se apreciar a primeira demonstração oficial do grupo.

Durante algumas apresentações, notou-se a necessidade de proporcionar ao Público, uma nova visualização das manobras a serem executadas.

Em 1953, acrescentou-se nas aeronaves NA-T6, um tanque exclusivo de um tipo de óleo que produziria a Fumaça que se liberava através do escapamento da aeronave.

Durante esses 58 anos de vida do Esquadrão de Demonstração Aérea tiveram varias mudanças, tanto de aeronave quanto de manobras.

Apresentação

Para comemorar os 58 anos da Esquadrilha da Fumaça, foi aberto ao Publico na Academia da Força Aérea na Cidade de Pirassununga – SP, uma apresentação muito especial no dia 15 de maio, durante 40 min. Podemos observar e registrar vários momentos da apresentação.

O momento mais emocionante aconteceu segundos antes da manobra mais conhecida da Esquadrilha, sem duvida o “Coração”, quando o Comandante da Fumaça, Tenente Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura prestou uma grande homenagem a todos os Pilotos e Mecânicos que passaram pela Esquadrilha, e que deram até a própria vida em prol de manter viva a acrobacia aérea.



Texto e Fotos: Titolivio























 








Nenhum comentário: